Grande promessa nos tempos de juvenil, Franco Ferreiro nasceu em Uruguaiana, no dia 1 de julho de 1984. Sua carreira profissional foi marcada por grande irregularidade nos resultados. Conhecido por seu talento, ele disputou um torneio profissional pela primeira vez em 2000 e três anos depois se destacou conquistando os primeiros títulos da carreira, todos em nível future. Em 2006, veio a primeira taça de challenger, em Gramado, e em 2007 veio a segunda e última, em Assunção.
Suas duas vitórias em nível ATP vieram em 2009 ambas no ATP 250 de Buenos Aires, onde furou o quali e depois derrotou Iván Navarro e Pablo Cuevas na chave principal, parando apenas no então top 20 Tommy Robredo, nas quartas de final. Nesta mesma temporada, também furou o quali em Roland Garros, onde fez sua única aparição em Grand Slam em simples. Seu melhor ranking individual foi alcançado um ano antes, em agosto de 2008, quando foi o 136º do mundo.
Ferreiro teve mais sucesso nas duplas, se dedicando à modalidade a partir de 2010. Ele beirou o top 50 de duplas, atingindo o 53º lugar em fevereiro de 2011, e conquistou 15 vitórias em nível ATP, tendo como melhores resultados dois vice-campeonatos, ambos na temporada de 2011 com André Sá, perdendo as finais dos ATP 250 de Buenos Aires e Kitzbuhel. Nesta mesma temporada, ele e o mineiro jogaram os quatro Grand Slam, caíram na estreia nos três primeiros e avançaram uma rodada no US Open.