Nascido em Porto Alegre, o gaúcho Thomaz Koch é indiscutivelmente um dos maiores da história do país, sendo o primeiro tenista homem a vencer um Grand Slam. Começou a praticar o tênis com cinco anos de idade, na Associação Leopoldina Juvenil, que ficava quase em frente a sua casa. Com seus cabelos compridos, um astral meio zen meio rebelde e muita habilidade no tênis, ele se transformou em um ícone do esporte nos anos 60.
Figura consagrada por seu jogo clássico de saque-voleio, foi o maior nome do tênis masculino brasileiro antes de Gustavo Kuerten, tendo alcançado as quartas de final do US Open (1963), Wimbledon (1967) e do US Open (1968). Na fase amadora, venceu torneios de peso como Barcelona e foi listado entre os 20 melhores do mundo pelas publicações especializadas.
Embora tenha jogado pouco na Era Profissional, por conta de uma persistente hérnia de disco que limitou suas temporadas a partir de 1968, levantou seis títulos de nível ATP em três pisos diferentes, o maior deles em Washington, onde derrotou o norte-americano Arthur Ashe. Venceu 228 partidas de simples em nível ATP, foi o primeiro brasileiro a alcançar o top 50 no ranking e sua mais alta classificação em simples foi o 24º posto, obtido em 1974. Nas duplas, chegou a ser número 60 do mundo, somando 126 triunfos e três títulos.
Canhoto de grande destreza junto à rede, Koch é também o nome mais expressivo do time brasileiro da Copa Davis em todos os tempos. Durante os 16 anos de participação, enfrentou 44 países, realizou 118 jogos e venceu 74 deles, sendo 46 em simples e 28 em duplas. É até hoje o recordista brasileiro de vitórias na competição tanto em simples como em duplas. Foi peça fundamental para levar o país pela primeira vez às semifinais do torneio, em 1966, derrubando os Estados Unidos junto nas quartas, com Edison Mandarino, para depois cair contra a Índia.
A dupla de Koch e Mandarino é até hoje uma das mais vitoriosas da centenária competição. Nos 10 anos que jogaram juntos no torneio, os dois gaúchos formam a sétima parceria que mais jogos venceu, com 23 triunfos em 32 partidas, sétima maior marca da Copa Davis.
Também nas duplas, o gaúcho conquistou seu único título de Grand Slam, em 1975 no saibro de Roland Garros, levantando a taça das mistas ao lado da uruguaia Fiorella Bonicelli. Além de colecionar títulos, tem também triunfos sobre as lendas mundiais como Bjorn Borg, Jimmy Connors, Guillermo Vilas, Roy Emerson, Arthur Ashe, Manoel Santana e Ilie Nastase. É ainda o tenista brasileiro com mais medalhas em Jogos Pan-Americanos, com dois ouros em Winnipeg 1967 (simples e duplas), uma prata nas duplas mistas e um bronze nas duplas masculinas, ambas em São Paulo 1963.