Flávio Saretta

Data de nascimento: 28/06/1980
Local de nascimento: Americana (SP
Altura: 1,83 m

Visão Geral

Ano início de carreira:
1998
Maior ranking de simples:
44
Data do maior ranking de simples:
15/09/2003
Maior ranking de duplas:
78
Data do maior ranking de duplas:
26/07/2004
Prêmio oficial da carreira:
$ 1.239.319
Anos de participação na Copa Davis:
5
Confrontos de Copa Davis:
10
Ano do final da carreira:
2009

Carreira

Nascido em Americana, no interior paulista, Flávio Saretta Filho se destacou como um dos melhores brasileiros da sua geração. Começou cedo, já aos 6 anos de idade demonstrava talento e dedicação ao esporte. Seus primeiros passos foram dados nas quadras de sua cidade natal, onde treinava incansavelmente para aprimorar suas habilidades. Aos 14 anos, ingressou na academia de tênis de Larri Passos e foi nesse período que começou a competir em torneios nacionais e internacionais, ganhando experiência e visibilidade no cenário do tênis juvenil.

Foi considerado um juvenil promissor, chegando a ocupar o 12º lugar no ranking da ITF em 1998, quando venceu dois torneios importantes, a Copa Gerdau e o Torneo Internazionale Citta Di Santa Croce, na Itália. Neste mesmo ano se profissionalizou, embora já tivesse jogado alguns torneios em 1997. Ele não demorou muito para conquistar seu primeiro título, que veio em 1999 em um future no México. Ao todo, Saretta levantou oito taças em simples, sete delas em challenger.

Saretta jogou todos os quatro Grand Slam, não conseguiu vencer no Australian Open, chegou uma vez à terceira rodada no US Open e duas em Wimbledon. Seu melhor desempenho foi em Roland Garros, onde esteve em cinco oportunidades e apenas em uma caiu na estreia. Foi lá que teve a melhor campanha da carreira neste nível, alcançando as oitavas de final em 2003. Curiosamente, seu melhor desempenho em Slam foi na Austrália, indo até as quartas de final em 2004 com André Sá, perdendo apenas para os irmãos norte-americanos Bob e Mike Bryan.

Embora não tenha conquistado títulos de ATP e nem feito finais, ele tem em seu currículo algumas vitórias importantes, sendo aquela de maior destaque no Brasil Open de 2001, quando derrubou o então número 1 do mundo Gustavo Kuerten como convidado da organização. No torneio na Costa do Sauípe, ele também superou o espanhol Juan Carlos Ferrero em 2006.

Focado muito mais em simples, ele terminou a carreira com 77 vitórias em nível ATP e chegou a ocupar a 44ª colocação. Nas duplas, seu melhor ranking foi o 78º lugar, com apenas 19 vitórias. Contudo, seu único título de ATP veio nas duplas, levantando a taça no saibro de Umag, em 2004, ao lado do argentino Jose Acasuso. Neste ano, fez sua única aparição nos Jogos Olímpicos, em Atenas, caindo na primeira rodada em simples e na dupla com Sá. Saretta também defendeu as cores do Brasil na Copa Davis, com aparições em 10 confrontos, somando 10 vitórias (9 em simples e 1 nas duplas).

Principais Resultados

  • Campeão do ATP de Umag, em duplas, 2004, ao lado de José Acasuso
  • Campeão do challenger de São Paulo, em simples, 2001
  • Campeão do challenger de Curitiba, em simples, 2001
  • Campeão do challenger de Bermuda, em simples, 2002
  • Campeão do challenger de São Paulo, em simples, 2003
  • Campeão do challenger de Bermuda, em simples, 2003
  • Campeão do challenger de Gramado, em simples, 2005
  • Campeão do challenger de São Paulo, em simples, 2006
plugins premium WordPress