Um dos poucos nordestinos na lista de grandes nomes do tênis brasileiro, Danilo Marcelino nasceu em Salvador em 1966. Ele foi um dos prodígios nacionais, conquistou sua primeira vitória no circuito da ATP com apenas 17 anos e 8 meses, ficando em quarto lugar entre os mais jovens tenistas do país com vitórias neste nível.
Marcelino conseguiu se destacar tanto em simples, atingindo a 91ª colocação no ranking, quanto em duplas, chegando ao 73º lugar na ATP. Entre 1988 e 1992, ele entrou na chave principal de simples nos quatro Grand Slam, uma vez em cada, mas apenas uma vez progrediu além da rodada de abertura, no Australian Open de 1989. Nas duplas masculinas ele teve sua melhor campanha em um Slam, indo para a terceira rodada do US Open com Nelson Aerts.
Durante sua carreira no circuito profissional, ele conquistou apenas um título de challenger em simples, em Caracas 1993. Nas duplas, levantou três taças, duas com Aerts, em Fortaleza 1991 e Belo Horizonte 1994, e uma com Fernando Meligeni, em São Paulo 1993. Outro resultado de destaque foi o vice-campeonato no que hoje é o Masters 1000 de Roma, perdendo a final de 1989 ao lado de Mauro Menezes.
Após deixar as quadras, Marcelino se manteve envolvido diretamente com o tênis, administrou uma academia, foi técnico e capitão da equipe brasileira da Billie Jean King Cup. Atualmente, acompanhado do antigo parceiro de duplas, Nelson Aerts, é dono da Try Sports, empresa promotora de eventos esportivos, responsável por diversos torneios ao redor do país.