João Américo Soares Júnior nasceu em Limeira, no dia 25 de abril de 1951, começou a jogar tênis aos onze anos, sob a orientação de seu pai. Desde então, ficou evidenciado seu estilo de jogo – saque e voleio – e sua preferência por quadras rápidas. Já aos dezessete anos ganhou seu primeiro título de campeão estadual, da quarta classe.
Foi profissional por mais de 10 anos e encerrou sua carreira em 1988. Estudou Educação Física na Pepperdine University, vencendo os títulos de simples e duplas no universitário norte-americano em 1975 e 1976. Ele também defendeu a equipe do Brasil na Copa Davis de 1977 até 1981, participando de dois jogos, ambos em 1979, com uma vitória e uma derrota. Seus principais títulos foram o challenger de Guadalajara, em 1981, e do Rio de Janeiro, em 1982
Nos torneios da ATP, Soares teve destaque tanto em simples como nas duplas, chegando ao top 100 em ambos os rankings. Em simples, acumulou 42 vitórias, algumas delas sobre jogadores consagrados como Mats Wilander, Roscoe Tanner, Thomas Muster e Stan Smith, e teve como melhor marca a 74ª colocação. Já nas duplas o sucesso foi maior, chegou ao 49º lugar, conquistou 79 vitórias e venceu dois títulos, o primeiro em Buenos Aires, em 1981, com Marcos Hocevar, e o outro um ano depois, em Itaparica, ao lado de Givaldo Barbosa.
Além de disputar os quatro Grand Slam, conseguindo vitórias em Roland Garros e Wimbledon, João foi medalha de bronze nos Jogos Pan-americanos da Cidade do México, em 1975, jogando com José Carlos Schmidt. Há mais de 25 anos administra uma academia de tênis que leva seu nome, em Campinas, formando Ricardo Mello e Flávio Saretta.