Nascido em 1973, bem no dia da independência do Brasil, Antonio Carlos Prieto Junior foi formado no tênis no Clube Curitibano e seguiu o caminho do tênis universitário norte-americano antes de se profissionalizar. Ele foi estudar comércio exterior na Florida State University, defendendo as cores da faculdade de 1994 a 1997. Durante sua carreira profissional, participou da alguns dos maiores torneios do circuito, como Roland Garros, Wimbledon, US Open, Australian Open, Master de Miami, Roma, Monte Carlo e Hamburgo.
Foi duas vezes convocado entre para equipe brasileira da Copa Davis, mas nunca chegou a jogar, e foi eleito representante no Conselho dos Jogadores da ATP. Em sua primeira temporada como profissional, Prieto venceu quatro títulos de ITF nas duplas, todos com Daniel Melo, com quem levantou metade de suas 12 taças.
Curiosamente, sua última conquista foi com Marcelo Melo, irmão mais novo de Daniel, com quem venceu um future em 2004 e outro em 2005. No circuito da ATP, ele se destacou nas duplas, disputando a chave principal de todos os quatro Grand Slam. O ano de 2000 foi o melhor da carreira, atingiu o maior ranking da carreira (95º) e conquistou seu único título de ATP, levantando a taça em Santiago ao lado de Gustavo Kuerten.